M uitas vezes já dissemos “Se soubesse aquilo que sei hoje” pois bem no caso das reformas não é preciso saber mais do que está à vista para antever o futuro.
De acordo com o relatório da Comissão Europeia a partir da próxima década o fosso entre os rendimentos do trabalho e as pensões de reforma dos portugueses revela que os pensionistas vão ter de viver com metade do salário. Este relatório, mostra bem a sustentabilidade dos sistemas nacionais de pensões e traduz de forma clara que a taxa de substituição (entre o último ordenado e a reforma) em 2040 cai para 54,5% – e em 2045 será menos de metade (48,2%).
Logo à partida existem duas ideias fundamentais a reter sobre o futuro da sua pensão de reforma: serão menores e insuficientes para substituir o seu rendimento atual. É por isso decisivo que faça um plano para complementar o que se vai passar no futuro e assim poder assegurar que os seus rendimentos não sofrerão um corte tão drástico.
Para constituir uma poupança gradual basta optar por plano e programar reforços mensais de acordo com a percentagem de poupança confortável para si. Esse pequeno mealheiro adquire outra dimensão quando ao final do tempo consegue juntar o efeito de acumulação o de capitalização e eficiência fiscal.
É esse efeito que pode ver retratado no estudo anual conduzido pelo HSBC (The future of retirement survey – HSBC Insurance Holdings Limited London) onde o universo de pessoas que durante a vida ativa fizeram um plano chegaram à idade da reforma com mais do dobro do capital disponível (+245%).
Não adie mais tempo o plano que pode decidir a qualidade do seu futuro.
Como transferir o seu atual PPR para a BIZ
A transferência de um plano de poupança é simples e pode ser sempre executada independentemente do plano de destino ter características diferentes do que possui atualmente ( quer o seu plano esteja sob a forma de seguro ou de fundo):
Veja aqui os passos e inicie hoje a transferência da sua poupança para o Fundo BIZ Europa PPR:
Faz o pedido de transferência junto das 2 entidades: a de origem onde está atualmente o plano e a BIZ Capital.
A BIZ Capital faculta-lhe a documentação necessária para formalizar da subscrição do plano com as características que pretender. Pode aproveitar nesta data para alterar o tipo e o valor dos reforços
A entidade de origem procede à transferência do valor do PPR para a BIZ Capital num período máximo de 10 dias úteis. Quando a entidade de origem transfere o valor tem o cuidado de comunicar o valor das entregas efetuadas, as datas de efeito e o rendimento acumulado, garantindo assim que o plano transporta todo o histórico desde o seu inicio. Também lhe enviam a si indicação escrita do montante total transferido deduzido da comissão de transferência ( se for aplicável).